Alimentação durante a gravidez

26/04/2018

A Nutrição durante a gravidez tem um papel muito importante para a saúde da mamãe e do bebê, porém nem sempre recebe a atenção necessária!

Por meio da alimentação as mamães podem ter maior qualidade no dia a dia com o melhor funcionamento do intestino e alívio dos sintomas que causam mal estar, como enjoo, náuseas, azia, queimação e até vômitos.

Já para o bebê, a alimentação também da mãe é fundamental para o desenvolvimento e formação do sistema nervoso central por meio de nutrientes, vitaminas e minerais em quantidades adequadas como vitamina D e ômega 3.

A falta de alimentos e nutrientes, ou o consumo excessivo de açúcar geram situações de estresse ao feto e pode causar alterações no metabolismo com consequências até a vida adulta, como o desenvolvimento de diabetes e obesidade.

Por isso:

✔ Não fique sem se alimentar, faça de 5 a 6 refeições equilibradas por dia.

✔ Tenha lanchinhos sempre a mão! Deixe uma porção de frutas secas na bolsa para não ficar com fome em emergências.

✔ Hidrate-se! Beba bastante água!

✔ Não consuma líquidos durante as refeições, para evitar azia e náuseas.

✔ Consuma grande variedade de frutas, legumes e verduras.

✔ Inclua peixe no cardápio, pelo menos duas vezes por semana.

✔ Não consuma alimentos crus e cuidado com a higiene dos alimentos.

✔ Faça exames regularmente.

Vale lembrar que o equilíbrio é sempre a melhor opção e dietas restritivas durante a gravidez não são recomendadas, pois podem gerar situações de estresse tanto para a mãe quanto ao feto. Uma gravidez tranquila é sempre a melhor opção! Em caso de dúvidas, procure ajuda profissional com seu médico ou nutricionista.

Nutricionista (CRN-3) 22.852 ' Graduada pelo Centro Universitário São Camilo ' Especialista em Nutrição Materno Infantil na prática clínica e Ortomolecular pela Fapes