Dia das Crianças: presentes com presença!

12/10/2018

                                                                                                          

                                                                                                        Por Carina de Cássia

O dia das crianças chegou e você está se perguntando o que dar de presente para seus filhos?


Hoje viemos aproveitar a ocasião do Dia das Crianças para propôr uma reflexão. Que tal se conectar com seu filho todos os dias usando ferramentas e habilidades que te darão um grande presente no futuro: um filho responsável, respeitoso, resiliente e com recursos para solucionarem problemas por toda a vida?

Então vamos pensar sobre algumas formas de como vocês estão se relacionando. Se você já percebeu que utilizar as mesmas formas antigas de educar não está dando resultados, então temos uma boa notícia para você! Você não precisa repetir padrões de educação.

Muitos estudos já comprovam que os castigos, punições, barganhas, ameaças, cantinho do pensamento, rótulos e outras ferramentas não são eficientes em longo prazo e não trabalham habilidades que seus filhos necessitam no futuro, diminuindo a conexão que você tem com eles, os tornando cada vez mais distantes.

Muitos pais acreditam que existem apenas dois modelos de interação entre adultos e crianças, sendo a rigidez e a permissividade. Mas vamos te apresentar a Disciplina Positiva que, junta firmeza e gentileza ao mesmo tempo e é constituída por ensinamentos, compreensão, encorajamento e comunicação não sendo punitiva. 

A punição tem a intenção de fazer as crianças pagarem pelo que fizeram. Já a disciplina tem o objetivo de ajudar as crianças a aprenderem com o que fizeram sendo uma forma respeitosa. 

Baseado no trabalho de Alfred Adler e Rudolf Dreikurs a Disciplina Positiva vem sendo disseminada através dos livros da série escritos pela Dra. Jane Nelsen e diversos co-autores (Lynn Lott, Cheryl Erwin, entre outros), e ensina habilidades sociais e habilidades de vida para crianças. Todos os métodos da Disciplina Positiva ajudam a criança a alcançarem o senso de conexão, capacidade e colaboração.

Os pilares da Disciplina Positiva incluem: respeito mútuo, entender as crenças por trás do comportamento, comunicação efetiva, disciplina que ensina, encorajamento, foco em soluções em vez de punição, entender o desenvolvimento infantil, criança age melhor quando se sente melhor.

Vale a pena investir em novas formar de educar e buscar conhecer mais esse universo que a Disciplina Positiva tem para você, que tal presentear a criança que existe dentro de você também? O livro Disciplina Positiva é um best-seller internacional e uma leitura indispensável para os pais entenderem o mundo dos seus filhos e fazerem parte dele.

A reflexão que estamos propondo é que você possa, junto com o presente que escolher dar ao sue filho, ter também a sua presença. Você conectado, brincando e participando deste dia. Então aproveite o dia das crianças para dar um presente do qual vocês possam brincar juntos e se conectar. Uma dica são os jogos, excelentes para momentos juntos, reunindo toda família para diversão. Presentes vindos com pais presentes. Dar presentes de coração e não para suprir a sua ausência.

E você já pode utilizar ferramentas da Disciplina Positiva como os combinados, uma excelente idéia e combinar que a cada brinquedo que seu filho ganhar ele tem que doar um assim você estará ensinando grandes valores.

Feliz dia das crianças com os adultos!

CARINA DE CÁSSIA R. da CUNHA

Mãe da Laura e do Samuel, inspirações de todas as outras funções.

Enfermeira formada pela Faculdade de Enfermagem Wenceslau Braz Itajubá MG, atuante na área hospitalar e home care.

Educadora Parental em Disciplina Positiva pela Positive Discipline Association dos Estados Unidos.

Membro da Positive Discipline Association e da Associação Brasileira de Disciplina Positiva.

Colunista sobre Disciplina Positiva do Blog Cakebaby