Primeiro brinquinho, o que devemos saber?

27/02/2019

Conversamos com a Enfermeira Carina, especialista na colocação do primeiro brinquinho, para nos explicar o por que é importante buscar um profissional especializado no assunto e como deve ser feito o procedimento. Todo cuidado com nossos bebês é importante e nos informar bem é fundamental!

                                                                 ...

Vamos falar hoje com as mamães e futuras mamães de meninas sobre a aplicação do primeiro brinquinho desejado nos primeiros dias de vida.

Antigamente bebês colocavam os brincos nas orelhinhas na maternidade, mas hoje de acordo com normas estabelecidas e visando diminuir o risco de infecção, é proibido pela Anvisa a realização do furo dentro dos hospitais e maternidades.

A Orelhinhas de Boneca é uma empresa especializada em aplicação do primeiro brinquinho em bebês e crianças, tendo a Enfermeira Carina como criadora da marca e especialista em perfuração de lóbulo auricular, atendendo em SJC e região.

A enfermeira Carina sempre pensou em ter um negócio com a sua marca, do seu jeito onde ela pudesse se identificar e estar mais próximo ao cliente. Quando uma prima teve dificuldades em encontrar um lugar e profissional adequado para colocar os brinquinhos na filha dela, ela fez várias pesquisas de materiais, técnicas seguras e curso. Então para suprir a demanda foi criado a Orelhinhas de Boneca Aplicação de Brincos em Bebês.

Para segurança e comodidade o atendimento é realizado pela Orelhinhas de Boneca na residência da cliente, evitando que a mãe e bebê se desloque até mesmo evitando ir em farmácias onde para um bebê não é adequado devido a ter muitos clientes doentes em busca de medicação.

Os brincos de ouro, que normalmente são oferecidos pelos familiares como presentes para as bebês, devem ser guardados, pois não são os modelos ideais e esterilizados para realizar o furo, estes podem ser colocados após 30 dias da realização do furo com os brincos adequados.

Para perfuração é utilizado o Brinco Studex Baby System 75 Com Aplicador, único sistema próprio para recém nascidos e crianças até 10 anos com cadastro na Anvisa e regulamentado pela RDC44.

A especialista explica que os brincos utilizados são mais finos e mais delicados, com aplicação rápida e silenciosa sendo produzidos em aço inox de grau cirúrgico, banhado a ouro 24 K. "Eles são antialérgicos e esterilizados em embalagens lacradas individuais tendo apenas contato com o lóbulo da orelha". lembra Carina.

Como alerta para os pais ressalta para procedimento que parecem ser corretos, mas tem risco de infecção e não são autorizados pela Anvisa.

🚫Furar com brincos esterilizados e em seguida já trocar pelo da cliente.
🚫Furar com cateter esterilizado e colocar os brincos não esterilizado.
🚫Furar com brincos limpo apenas com álcool, isso é desinfecção e não esterilização.
🚫Furar com brincos esterilizados usando as mãos, mãos estão contaminadas, mesmo com luva de procedimento.

🚫Furar com máquina para aplicação em adultos, geralmente encontradas em farmácias.

No dia da visita sempre é levado 8 modelinhos de brincos disponíveis para toda família participar da escolha e antes da realização do procedimento os responsáveis devem assinar a autorização para perfuração de orelhas em menores de 18 anos. As opções de pagamento pode ser dinheiro ou cartão. Tudo para maior comodidade da mamãe.

Para alivio da dor é disponibilizado a opção do uso de anestésico tópico aplicado 40 minutos antes da perfuração.

Para evitar infecções, a enfermeira reforça que os cuidados com higiene são fundamentais. "Durante duas semanas o local deve ser limpo diariamente com álcool 70%, o mesmo utilizado no coto umbilical", ensina. O brinco também deve ser girado suavemente uma ou duas vezes ao dia, até que a cicatrização esteja completa.

O maior desafio que encontramos e a conscientização da população para a atualização do procedimento seguindo as normas de segurança da Anvisa, muitos ainda fazem a aplicação de forma inadequada e muitas vezes pelo valor baixo a mamãe se arrisca aceitando este serviço, já recebemos muitas mensagens para consertar furinhos tortos, para orientar sobre sinais de infecção e até higiene após a perfuração.

O furo de orelhinha é um procedimento invasivo que deve ter todo cuidado como qualquer outro procedimento de saúde.

Orelhinhas de Boneca sempre pensando nas suas clientes oferece o Certificado de Princesa Boneca como recordação deste momento tão especial e sempre tem um brinde especial.

Enfermeira Carina de Cássia graduada na Faculdade de Enfermagem Wenceslau Braz Itajubá-MG, especialista em perfuração de orelhas da Orelhinhas de Boneca

Whats App 12 988283075

Facebook Orelhinhas de Boneca S2

Instagram @orelhinhasdeboneca